quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018


Trabalhar 
a Literacia da Informação

Em articulação com os docentes de Apoio ao Estudo (5.º ano) e de Português e OFC (7.º ano), a Biblioteca Escolar desenvolveu um trabalho com todas as turmas dos 5.º e 7.º anos de escolaridade, centrado na formação de utilizadores e na promoção da literacia da informação.
A atividade foi de encontro ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) e aos conteúdos da disciplina de Português, nomeadamente, os relacionados com a pesquisa, seleção, recolha e tratamento de informação.
Numa primeira fase, o coordenador da BE/CRE dinamizou uma interação centrada nas várias etapas de elaboração de um trabalho científico, seguindo o modelo “The Big 6”: definição da tarefa (escolha do tema); estratégias de pesquisa; localização e acesso; utilização e tratamento da informação; síntese – como organizar a comunicação; e avaliação. Particular destaque mereceu o capítulo do tratamento da informação, evitando o plágio, e ainda a questão das citações e das referências e como fazer uma pesquisa fiável na internet.
Os alunos desenvolveram, depois, um trabalho prático de aplicação dos conteúdos acima referidos: pesquisa em suporte livro e em suporte digital, seleção orientada de informação e localização de fundo documental de acordo com as indicações fornecidas (CDU).
Os alunos do 5.º ano elaboraram uma biobibliografia de Diogo Bernardes, tendo em conta o tema abrangente do PAFC (História Local), enquanto os do 7.º ano desenvolveram idêntica atividade, mas centrada em Sophia de Mello Breyner Andresen, autora de “O Cavaleiro da Dinamarca”, obra que estava a ser estudada na disciplina de Português.
Este foi um trabalho muito produtivo, que a maioria dos alunos considerou de interesse elevado.
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário